« Home | Desafio » | O melga faz um aninho » | Subindo ... » | Pequenina (o) » | 1ª queda » | O início da Chegada » | Partir » | Desânimo » | ABRIL sempre » | Felicidade »

Crescer

Todos sabemos que os nossos bebés vão crescendo, tornam-se adultos e querem o seu próprio ninho.
Não é de amirar. Nós já fizemos o mesmo tal como anteriormente os nossos pais e avós.
Pois também a minha "piolha" mais fôfa resolveu arranjar o seu cantinho. Tudo normal, tem quase 30 anos, curso tirado e um emprego mais ou menos estável.
Fui-me preparando ao longo dos últimos meses para encarar tudo com um sorriso quando a altura chegasse. Mas não está a ser nada fácil.
Se, por um lado, me sinto feliz por ver o brilho dos olhinhos dela, por outro não está fácil de suportar a sua ausência.
Sei que pode parecer egoísmo mas confesso que me ando a sentir muito triste.
E vocês amiguinhos que já passaram pelo mesmo, como conseguiram ultrapassar esse momento?

Olá:

hummm... algo me diz que estou para passar pelo mesmo... com uma agravante que é o facto de a minha ser... única.

Mas... não devemos exagerar.
A vida é feita destas coisas.
Tudo continua normal.
Anormal será se ela, pelos piores motivos, regressar a "casa".

De resto voltará e, quem sabe, com momentos de muito maior prazer porque mais queridos.

Um beijinho e... tem juízinho :-)

Já passei já - 3 vezes! Acho que a Vida é mesmo assim! E eles precisam do seu espaço, tal como nós! Bjs, amiga...

Olá querida,

Que bom tê-la de volta já recuperada!
Eu passei recentemente pela situação, mas no papel de piolha que arranjou um cantinho.
Andei quase um ano a preparar terreno e acho, que foi mais dificil a minha mãe galinha lidar com a situação enquanto projecto, do que quando chegou a altura de mudar mesmo.

De qualquer forma, foi uma grande mudança, não só para ela mas também para mim. Afinal, quase 30 anos de simbiose, têm o valor que têm.

Agora, passados 4 mesitos a ideia já está mais consolidada, mas mesmo assim e, vivendo a uns meros 15 minutos de distância a pé, falamos todos os dias ao telefone, pelo menos duas vezes e trocamos mails o dia todo!

As mudanças custam sempre, mesmo quando são parte do processo natural.

Bjocas grandes

Iih, isto na psicologia moderna tem um nome muito bonito: Síndrome do Ninho Vazio. Já passei por isso duas vezes. Quando o mais velho se casou e o mais novo foi estudar fora do país.
Como enfrentar? No começo é duro...e continua a ser (isto foi pra te fazer rir). Receitas não há a não ser que temos que olhar mais para nós mesmas que somos uma gracinhas.


beijos e saúde.

Os filhos têm de ter o espaço deles, porque nós também gostámos de ter o nosso. Também tenho dois filhos e estão os dois em Lisboa, enquanto eu vivo sozinha no Alentejo. Custa, mas aprende-se.

Beijinhos

Querida meiguinha,
a vida da gente pode ser muito interessante e plena se descobrimos o que nos alegra e dá prazer! Estás longe um pouquinho da sua querida mas quantos amigos ganhaste neste tempo?
Se tivesse cinco ou seis grudados em você todo o tempo estaria louca por ficar só! A vida é sempre assim... um beijo saudoso, ursam

Meuguinha,

Alguém disse uma vez, “ser mãe é padecer no paraíso”.

Por isso, ser mãe é padecer, mas ser o próprio paraíso.

Quando crescem, queríamos ter ficado mais tempo com eles, quando são pequenos, nossos tempos não permite, há afazeres demais, não podemos parar a vida, muda muito depressa, e afinal, porque eles crescem tão rápidos?Não há resposta.

Ser mãe é ser assim, explodir de alegria quando eles estão felizes, chorar de dor quando eles adoecem.Ficar preocupada com o que o mundo os reservas, enfim são tantas as duvidas que eu ficaria aqui horas citando, mas ai vai algumas.

(sofrer de saudade desmedida quando eles vão embora.)

Virar uma fera para defendê-los, temos atos de bravuras a ponto de ficar frente a frente com um animal feroz mesmo de mãos vazias para defendê-los e muitas vezes até inconscientemente buscamos forças para carregá-los no colo quando necessário, temos coragem de se jogar no rio sem saber nadar para salvá-los, de roubar, mentir, doar um rim, um pulmão, o corpo inteiro para que o nosso filho viva.

Teu texto esta maravilhoso, pois retrata o que todas as mães sentem quando os filhos seguem seu rumo.

Beijooss querida.

Cuide-se

Fofa,

Como imaginas, nunca passei isso do lado de quem e' "abandonado". Mas pensa na felicidade dela! Alem disso... ela ja tem 30 anos, ne? Esta mais que na altura!

A minha mae, uma caranguejinha como tu, ja sofreu bem mais... Aos 18 fui morar sozinha para outra cidade Braga, aos 20 para a Inglaterra, aos 22 para Lisboa, aos 23 para os Estados Unidos... E depois comecou a minha irma a ir viver para Inglaterra e depois para Sao Paulo, na altura de sequestros terroristas... A tua sobrinha ate vai ficar ai pertinho de ti! Pensa bem na sorte que tens! Imagina se tinhas uma sobrinha no Brasil e outra nos Estados Unidos ao mesmo tempo e mais ninguem pertinho...

Alem disso, tenho a certeza que ela esta completamente radiante de felicidade e alegria. Nao esta? Cheia de planos com a perspectiva de ter um cantinho seu? Nao ficas feliz por ver so esse entusiasmo?

Beijinho muito fofo!

Meuguinha já estou no Brasil.

Eu acredito que deva ser assim mesmo, depois de adultos cada um segue seu rumo.
Mas estamos sempre com vcs em pensamentos.
Beijinhos linda Meguinha!

ola querida melguinha,

quanto tempo...
antes de mais fiquei feliz pela visita... mas triste por saber que nao tens estado muito bem...
depois de algumas mudanças e muito tempo sem net, eis-me.
ja tinha saudades de fazer as minhas voltinhas :)

quanto aos filhos... esse sofrimento é um doce sofrer... é o ver os filhos crescerem e abrirem as suas asas largas e fortes para procurar o seu ninho... e nao é lindo? uma mae deve sentir-se orgulhosa por ter sido a grande responsavel pela formacao desse ser maravilhoso que saiu de si propria por amor e com amor... é uma estrela que brilha na tua noite minha querida...

um grande beijinho

Menina, andas bem? Voltaste a desaparecer... isso sao ferias ou as costas atacaram de novo?

Olá!!
Leio-te à pouco tempo.. mas vou continuar!! Sinto-me bem.. identifico-me..
Tb saí de casa dos meus pais.. aos 24 anos para ir morar sozinha.. ainda me lembro dos olhos tristes a minha mãe.. mas tudo passa.. força!!

Olá!
Estou ainda muito longe de passar por isso porque os meus são pequenos. Mas andam sempre tão colados a mim, que um dia sem eles já aperta o coração de saudade.
Mas a ordem natural das coisas é que os filhos passem a "voar" pelos seus próprios meios.
Haja coragem para os ver bater as asas.
Um beijinho.

Onde andam vocês minhas queridas?
A nossa arara demora e vocês somem... estou com saudades de Lisboa! beijocas da ursaM.

VIVER...
VALE SEMPRE A PENA. Tamb�m j� passei por isso...� a Lei da Vida.

Come�a a� a hist�ria: Fui e, por mais que tente encontrar palavras para vos descrever os meus sentimentos, as minhas emo�es, n�o existem mesmo; nem alguma fotografia conseguiria captar, porque o que vivenciei est� guardado c� fundo do meu ser e, registado na minha mem�ria visual.
E, para surpresa de todos, n�o fui munida da minha m�quina fotogr�fica, como � usual...

Beijos enrolados em fitinhas azuis.

Melguinha,

Gostava de conseguir desligar facilmente, mas nao sou feita assim! Admito que estas tuas ausencias prolongadas me preocupam. Entao menina, esta tudo bem?

Olá, está tudo bem?

Muitos beijinhos!!!

a minha filha entrou no ano passado para a Fac e por razoes de distancia e horários/tempo nos transportes etc acabou por ficar fora durante a semana ,
Estranhei muito a casa vazia, a ausencia dela, o não ter de fazer isto e aquilo...mas passados dias tinha-me habituado e ocupei-me com coisas q antes não pensava em fazer!
E nestas férias ela ainda não parou em casa...
Já pesquisaste se há alguma universidade para a 3ª idade ou qualquer outra perto de ti ? Algumas têm coisas girissimas para se fazer - uma prima minha foi o q fez qd se reformou e ficou viúva.

beijinhos

A esta altura, já se acostumou ao buraquinho que ela deixou...e já está em ritmo de espera ansiosa pelas visitas mútuas! É assim, acostumamo-nos com tudo...
Beijinhos, semana feliz

125azul

Querida melga,

Há muito que tento deixar por aqui um comentário mas parece que o teu blog não quer nada comigo e bloquear o meu PC.
Podes enviar-me o tem mail?
Tenho uma história para te contar no seguimento do teu post.

Grande, grande beso.

** xiii... nem revi o texto anterior.
Leia-se bloqueia em vez de bloquear e teu em vez de tem.

Ai, ai!

Entao os resultados desses exames?

Ola fofa, ainda nao escreveste e a gente comeca a ficar verdadeiramente 'a toa. So te sei dizer fofa que o que quer que seja tem sempre cura! E uma dose de mimo extra no pessoal amigo vale sempre a pena, nao?

Beijinho

Besos e mais besos para ti... onde andas?

Allooooooooooooo!!!!

Beijinhos!!!

Meiguinha,

E uma ótima quarta-flower para vocês! =)

Saudades!!!

Olá minha linda ... pois é ... eu não ... mas parece que estou a ouvir a minha mãe a falar quando ... há quase 8 anos eu saí de casa e arranjei o meu cantinho ... :)

É como dizes querida ... é o ciclo da vida ... tudo de BOM para ti e para ela ...

Beijocas encaracoladas para as duas ... :)

Deve ter acontecido algo... entao linda? Fala connosco, ajuda!

Que se passa?

O meu mail é inesjgg@gmail.com

Dá notícias

Beso

Enviar um comentário