« Home | Basta - correcção » | BASTA » | Luísa » | Inveja » | Mulher de coragem - 2 » | Mulher de coragem » | A minha Fada Madrinha - 2 » | A minha Fada Madrinha » | A Minha Arara » | BEATRIZ »

Guida

Conheci a Guida numa colónia de férias, eu tinha 10 anos e ela 11 e foi amizade à primeira vista.
Embora a minha família não fosse nada rica, vivíamos num luxo comparado com as dificuldades porque a dela passava.
A Guida nasceu oito dias depois do pai falecer vítima de tuberculose e, a mãe ficou sòzinha e com 3 filhos pequenos para criar.
Lembro-me dessa senhora(hoje com 95 anos)contar que até andou de noite a apanhar papel dos caixotes do lixo para vender de manhã e ter algum dinheiro para alimentar os filhos durante o dia.
Mas tanto ela como os irmãos andavam sempre num brinquinho.
Ainda viveu algum tempo com uma tia mas não foi muito bem tratada e voltou para estudar em Lisboa.
A Guida cresceu e transformou-se numa linda mulher. Loura(mas não burra)e de olhos azuis, fazia em água a cabeça dos amigos do nosso grupo, e não só.
Teve muitos namoricos e, muitas vezes, a seu pedido, lá ia eu fazer de pau de cabeleira porque sòzinha a mãe não a deixava sair.
Não é que eu gostasse muito deste papel mas ia para ela se sentir feliz.
Um dia apaixonou-se por um homem mais velho que depois soube ser também casado.
Viveu um período feliz por um lado mas, angustiante por outro.
Como nesse tempo as raparigas tinham de casar virgens e sobre pressão da mãe que tinha receio que ela ficasse sòzinha, resolveu aceitar o pedido de casamento dum rapaz amigo que parecia ter encarado bem a sua relação anterior. Puro engano como se veio depois a verificar.
Sempre fui contra esse casamento porque ela ia unir a sua vida a um homem de quem não gostava e, no próprio dia da boda, chorei que nem uma Madalena a ponto das olheiras chegarem quase à boca.
E nessa mesma noite começou o martírio que já dura hà 36 anos.
Como eu e o marido não nos dávamos muito bem e, com a sua vida nova, afastámo-nos um bocado embora a amizade continuasse bem forte.
Sempre que ela podia escapar fazíamos os nossos lanchinhos e punhamos a conversa em dia.
Sabia tão bem porque éramos daquelas amigas que nem precisavam falar para saber o que a outra estava pensando.
Claro que esta história também tem momentos felizes. Um ano depois de casar nasceu uma menina linda que, como tínhamos prometido uma à outra, é a minha afilhada do coração e o orgulho desta madrinha velhota. Licenciou-se com 21 anos e é uma excelente profissional e uma boa menina.
Três anos depois chegou um rapazinho que, até hoje também me trata por madrinha.
Gosto muito dele também, embora não se comporte como devia(quem sabe devido às discussões que sempre viu em casa dos pais).
Muitas vezes tenho perguntado à Guida porque não termina com este sofrimento.
Diz-me que vão para velhos e com ele doente tem pena de o deixar. Se não o fez em nova, penso que não será agora que o fará.
Fico triste porque gostava muito de ainda a ver feliz.

Hoje dei por mim a sentir falta desta nossa cumplicidade de meninas. Afinal, os nossos sonhos ficaram quase todos pelo caminho.

Querida melga,

Nem sempre entendemos as opções dos que moram no nosso coração... mas uma coisa é certa, o espaço que lhes é destinado no nosso peito é tão especial, tão especial que aceitamos as ecolhas quase como se fossem nossas. Estranho não é?

se os sonhos ficaram pelo caminho ...entao nao seriam os melhores sonhos. E tempo pois de avançar com outros e entao sim lutar por eles.
Muitas pessoas acomodam-se, pois e mais facil, como e mais facil nao pensar em nada e deixar andar.
Outro dia soube de uma senhora de oitenta anos que se divorciou porque o marido a traiu e ela nao o quizmais , apesar da idade. Eu acho que fazia o mesmo,,,
Ha um dia em que dizemos : Chega, basta, bolas estou farta!!! Um dia viramo-nos do avesso e damos o salto ou fechamos a porta ao passado e (re)começamos tudo de novo...

Gostei da tua hist´´oria e tal como tinha dito vou começar a postar historias de Mulheres; sera um desafio e quem quizer pode participar. Vamos organizar isso?
Tu tens hist´´orias lindas que e uma pena nao serem divulgadas, nao achas?

Beijinhos para ti.


- nao percebo porque o teu template fica com as letras tao reduzidas no meu ecran que tenho de o copiar todo para o word e so depois consigo ler, nao sei se isso acontece as outras pessoas.
Por sinal ha outra blogueira que tem este template e sucede o mesmo... mas isso tb nao tem muita importancia

Nes,

Muito sinceramente acho que nunca aceitei esta escolha.
Mas quem sou eu para criticar uma atitude destas?
Um beijo.

Greentea,

A sua ideia é óptima mas as minhas histórias são tão simples embora verdadeiras.
Acha que vão gostar de toda essa simplicidade?

Como não percebo nada de informática, vou pedir uma ajudinha à minha fada madrinha.
Um beijo.

Acabo de vir diretinho da Avelana. Li que o seu pai era de Mangualde, terra que conheço muito bem.Era lá que o rapaz ia aos míscaros.
Quanto à história, é mais comum do que se pensa. Acho que sempre conhecemos alguém nessa situação e a vida vai passando e os sonhos ficando para trás...é pena!

beijos doces

toda a gente gosta de coisas simples e verdadeiras, melga

quanto a letra do post , experimenta quando estiveres a fazer um post clicar no canto superior esquerdo onde estao os formatos das letras e o tamanho pois talvez este template esteja marcado com o tiny e se o mudares para o small ou acima ele ficara "mais" legivel

nao se perde em experimentar

beihjinhos e tem um bom dia.

Sonhos que ficam pelo caminho são os que continuamos a sonhar sempre... os outros, transformamos em realidade e. ou perdem o brilho com o passar do tempo ou transformam-se em sonhos ainda mais belos.
Beijinhos para si, os melhores votos paraa sua amiga e uma semana feliz.

Uma amizade sincera é aquela que nos fica sempre cá dentro.
Gosto imenso do que por aqui se escreve.
Beijinhos e uma boa semana.

Olá, andava eu navegando outro dia quando me quedei no melgameiguinha. Entretanto, já voltei outras vezes. Hoje não vou passar sem deixar um post e felicitar quem tão lindas (e úteis) e verdadeiras palavras escreve. Um beijinho grande!

Olá Melguinha!

Um fragmento de vida escrito de forma sublime!
Quanto a Guida, parace ser madura e responsável e será seguramente feliz.Ela tem a certeza de encontrar em vc sempre uma verdadeira amiga. E os amigos, são o nosso bem mais precioso!
Quem não gostaria de ter uma AMIGA como vc???
Prodigiosa homenagem num post espectacular!
Amei!!!
Concordo com o que disse a Greentea"Chega, basta, bolas estou farta!!!
Mas...nem todas às pessoas sabem recomeçar.
Bjos no coree!

Meiguinha, eu já tinha lido esta história e não fiz comentário pois vc. já havia me contado de outra feita. Acho que casamentos são tudo, menos a idéia romântica que o pensamento cristão precisou incutir, pricipalmente nas mulheres, para melhor controlar seus "carneirinhos". Daí tanta expectativa e tantas decepções...

Gosto de tua forma de contar histórias. Já viu, com certeza, o filme Out of Àfrica - onde a personagem de Merryl Streep conta histórias... me lembra vc. bjk. Angela.

Out of Africa o meu filme de eleiçao que ja revi vezes sem conta qd estou em dia negativo...

Meryl a contadora de historias ,a força de viver , de lutar contra o preconceito e as agruras da vida.

Um livro (mal traduzido) a nao perder ; mas o filme e muito mais q isso - um hino tb ao AMOR!!

beijinhos. Angela tem razao no que diz.

Mais uma história de vida que dava um filme. Beijitos.

COM,
Que bom vê-la por aqui.
A Guida é madura e responsável mas creia que não é feliz.
Falta-lhe a coragem para dizer basta e seguir úm caminho diferente.
Apareça mais vezes, gosto de falar consigo.

Ursa Mãe,
Já não me lembrava que lhe tinha falado deste caso.
A propósito, ando a ficar preeocupada porque cada vez me esqueço mais, tanto das coisas antigas como das mais modernas.
Sinto-me tão mal quando não consigo lembrar-me de um livro ou de um filme de que gostei muito!

Greentea,
Sabe que a 1ª vez que fui ao seu blog achei piada que os seus filmes preferidos fossem também alguns dos meus?
Destaco" Casablanca" e "Uns e os Outros".
Neste último vejo muitas vezes a parte final porque o "Bolero" de Ravel é a minha música preferida e a única que me acalma quando estou com a neura.

Beijinhos para todas.

Não sei se já andei por aqui. Mas agora estou aqui. Um texto interessante, que daria pano para mangas para comentar, uma vez que pode ser analisado sobre diversos prismas.
Fica bem.
manuel

Olá, só agora vi o comentário, andei nas minhas lides de trabalho. Pois é, obrigado, também fiquei muito contente porque os Esteiros é também o livro da minha vida! Há muito que não o relia, comprei um dia destes uma dessas edições de bolso, li de uma assentada como se o lesse pela primeira vez e tenho-o à cabeceira. Lamentavelmente acabei por nunca ler nenhum dos outros mas amanha vou a correr à livraria...
Obrigado. Beijinho grande. Vou linkar-te no meu blog.
O azul e rosa do teu combinam muito bem!!!
Beijinho!

mais uma história fantástica.Também gosto muito de Casablanca... e do Homem do Sul de Renoir, onde aparecem personagens "fabulásticas" bj):

uma amizade lindíssima, sem dúvida. Será eterna..
Também tenho uma amiga assim, com a mesma idade, e que a conheço desde os meus primeiros anos de vida. Temos vidas diferentes, somos felizes cada uma á sua maneira, e sempre que alguma precisa a outra está lá do lado para compartilhar esse momento..

Agora quanto á Guida: Nunca é tarde para procurar a felicidade!

Melga

numa certa altura "Uns e os outrs" fez-me tomar uma decisao importante na minha vida,ie, se regressaria a Africa ou nao e de facto voltei e foi bom te-lo feito.
Gosto muito do Bolero de Ravel mas tb da musica do Casablanca ...a kiss is just a kiss; mas sem duvida Africa Minha e o filme predilecto!!
um beijo

A vida corre no embalo do vento, também as pessoas...sei que vais entender...


Doce beijo

Saudadinhas tuas doce melguinha!!!

Beso

minha flor, onde anda você?
tenho saudades!

Ser amiga é exactamente isso que fazes, que escreves, que sentes. Independentemente de tudo (enfim!...), incondicionalmente!
Pena que a vida seja só uma, não é? Quem errou muito ou teve azar, quem hipotecou a sua vida ou a doou a alguém, merecia depois uma só para ela.
Não teve sorte com o companheiro, mas teve sorte contigo! ;-)
Feliz Natal!

Enviar um comentário